CAMERATA BRANDÃO // 03 de agosto // 2008


Orquestra de cordas formada por 20 instrumentistas apresentando obras do compositor Hélio Brandão, sendo elas: Numa Ilha Vazia e Farol da Ilha .

Esse concerto contará com a presença dos irmãos Maria Ester, Maria Alice, Hélio, Zélia e Maica junto aos músicos convidados Atli Ellendersen, Priscila Vargas Pellanda, Juarez Bergmann, Juliane Martens Weingartner, Francisco de Freitas Jr., Rogério Krieger, Simone Ritzmann Savytzky, Vanessa Ritzmann Savytzky, Marcelo Lemos da Silva, Roberto Hübner, Aldo Villani, Ulrike Graf, Romildo Weingartner e Thomas Jucksch. Teremos também a presença ilustre do maestro e amigo Norton Morozowicz.

O conjunto de câmera da família Brandão atuou por muitos anos se apresentando exclusivamente com os membros da família.

Os pais, Hélio e Ophélia, se conheceram na Orquestra Estudantil de Concertos, que deu origem à Orquestra Sinfônica da Universidade Federal do Paraná. Ele, estudante de medicina, violinista fundador; ela, pianista convidada.

Os sete filhos foram nascendo, aprendendo a tocar um instrumento e sendo introduzidos na prática diária de tocar em conjunto com os pais. Sob a orientação de Hilfegard Soboll Martins, formou-se também um Coral com os sete irmãos. À medida que foram crescendo e aprendendo, por seus pais e mestres, amor e disciplina pelo que faziam, aquilo que começou como uma brincadeira ficou mais sério e se expandiu do âmbito familiar para as mais diversas salas de concerto.

Compositor: Hélio Brandão

Teve os primeiros contatos com a música desde a infância, através de um grande incentivo, valorização e respeito que seus pais, Hélio Brandão, Ophélia Moreira Brandão lhe ensinaram sobre a linguagem musical.

Sua formação musical teve grande influência, principalmente pela convivência com grandes músicos: Donata D'Alló, Mauro Senise, Norton Morozowicz, Hans Joachin Koellreuter e seus irmãos Maria Ester, Marie Alice, Renato, Eunice, Zélia, Maica e Koiti.

Vem dedicando sua vida ao Mundo do Jazz, da Música Brasileira e da Música Erudita.


PROGRAMA:

Numa Ilha Vazia

I - Tarde
II - Noite
III - Manhã


Farol da Ilha

solista: Zélia Brandão


Tapajós 177

I - Andante
II - Allegro
III - Elegia
IV - Andante
V - Final


INTEGRANTES:

Regente - Norton Morozowicz


Violino I

Maria Ester Brandão (spalla)
Atli Ellendersen
Priscila Vargas Pellanda
Juarez Bergmann
Juliane Martens Weingartner


Violino II

Maica Brandão
Francisco de Freitas Jr.
Rogério Krieger
Simone Ritzmann Savytzky
Vanessa Ritzmann Savytzky

Viola

Marcelo Lemos da Silva
Roberto Hübner
Aldo Villani
Ulrike Graf


Violoncelo

Maria Alice Brandão
Romildo Weingartner
Thomas Jucksch


Contrabaixo

Hélio Brandão


Flauta

Zélia Brandão